quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Como decorar - primeira parte


Decoração deve ser algo que nos dê prazer. Tanto quando depois de pronta, quanto quando ainda estamos imaginando e projetando.
Existem truques e segredos para tudo dar certo. Decoração é antes de tudo um prazer.

Como acertar?

Bem existem várias dicas para se acertar em decoração.

Primeiro de tudo faça um portfolio, um arquivo, uma pasta (podem ser reais ou virtuais) de tudo que gosta em decoração.
Aquele sofá maravilhoso, aquela estampada linda, aquela cama confortável  e assim por diante.
Selecione tudo isso e vá arquivando.



















Também é legal fazer um pouco do contrário. De repente selecionar coisas que NUNCA gostaria de ter, só por garantia.

O segundo e talvez mais importante passo é medir.
Medir tudo, medir muito, medir até o que não achar necessário.
Se não sabe desenhar (mas mesmo um rabisco já vale) vá marcando as medidas assim: parede da porta, tantos metros, parede do armário, tantos metros, de uma parede à outra, tantos metros e etc.
Nunca compre nada sem medir o espaço e o móvel em si.
Na loja ele cabe e parece até pequeno, mas loja é loja. Loja é bem maior que sua casa.
Nada pior que comprar o maravilhoso sofá e ver que ele não cabe. OU a mesa de 8 lugares quadrada maravilhosa que tem na novela e na sala não cabe nem uma mesa de 4 lugares.
É dinheiro jogado fora e frustração na certa.




O mais correto é ser realista. Ta bom que na revista ficou lindo. Na novela está maravilhoso, mas aquilo não é SUA casa. SUA casa é esta que você tem, então ela precisa ser decorada especialmente pra você.
Sempre me mostram ambientes como inspiração, dizendo que são lindos e que querem igual.
Invarivelmente os ambientes mostrados são BEM maiores do que os que a pessoa tem.
Claro que é lindo na foto. O espaço ajuda e tudo cabe. Transferir para sua casa um ambiente de revista tem tudo para dar errado.
Claro que vc pode pegar idéias de disposição, de cor, de iluminação, mas precisa adaptar.
Na foto o sofá tem 2,45m, lindo... Na sua casa vai caber um de 1,80m... Fazer o que, é a realidade.
E mesmo que a sua casa fosse do mesmo tamanho nada como ter uma decoração personalizada.

Com tudo escolhido e tudo medido você tem duas opções.
Mergulhar de cabeça ou contratar alguém.
Os dois lados tem prós e contras então precisa pensar e ver o que é melhor.
Hoje em dia com internet, comunidade, blogs fica mais facil se aventurar.
As revistas mais tradicionais de decoração, podem reparar, dificilmente tem materias onde dizem que a dona da casa decorou sozinha.
Sempre tem ajuda de um designer, de um arquiteto, de um decorador.
As revistas mais recentes dirigidas a um público mais pé no chão, estas revistas de preço mais acessivel, com propostas mais normais têm algumas materias do tipo EU QUE FIZ...
E é possível sim. Basta não se desesperar. Respirar fundo e manter a calma.





Mas é claro que também é valido pedir ajuda profissional. Ai neste caso aconselho a procurar um profissional  que tenha seu estilo e que, acima de tudo, esteja aberto a te ouvir.
Nada pior que decorador tirano que quer enfiar goela abaixo da cliente suas idéias e gostos.
Você pode e deve bater o pé com o decorador trazendo-o de volta à usa realidade.
Não tenha medo e não se intimide, afinal ele está trabalhando para VOCÊ e não o contrário. Exija seus direitos.




Outra coisa a se levar em consideração é que decoração não precisa ficar pronta em uma semana, em um mês. Dificilmente fica.
Decoração é um processo. É descoberta, é busca, é encontro.
Aliás, decoração que fica pronta em uma semana tem tudo pra ser artificial. Tudo escolhido no agito, sem muito pensar. Sem sua cara muitas vezes.
Decoração é achar aquele quadro maravilhoso e ter que mudar os outros pra este entrar na turma.
Decoração é comprar aquela mesinha de canto e ter que mudar toda a sala pra colocá-la no cantinho que você quer.
Sem pressa, sem compromisso, sem neurose.



E tem também aquele sofrimento de ter que combinar tudo. A verdadeira decoração combina com você, com sua família.
Então sua sala é toda de madeira mas você simplesmente amou uma cadeira de ferro antiga que sua tia estava se desfazendo, claro que ela pode ter lugar na sua casa.
Traz memórias, traz aconchego. Ou mesmo que não traga isso, mas você amou, claro que pode.
São estas surpresas que vão fazer sua decoração se destacar.
Aquela casa toda combinadíssima tem cara de loja, de vitrina. Pode usar sim a toalhinha de crochê que a vó fez.
Pode tudo, afnal a casa é sua.

Outra fase que sempre traz angustia é a escolha da cor.
Cor é uma coisa bem pessoal e só você e sua família vai poder escoher. Claro que  pode pedir ajuda mas não aceitar simplesmente.
Vai que o decorador quer seguir tendências e quer pintar sua sala de preto e fucsia... Espera ai, tendência é lindo em revista, em casa quem escolhe é você.
Pedir ajuda é no máximo querer saber se uma cor pode diminuir sua sala, isso sim.
E outro erro enorme é escolher cor por computador ou revista.
Sempre tem distorção. Gsotou de uma cor na revista, não siga o codigo fornecido por ela. Leve a revista na loja e escolha a cor no local. Mesmo assim compre uma latinha de teste pois na sua casa, muito provavelmente a cor vai ficar diferente.
Cada cor responde diferentemente a cada ambiente. Então a cor que na casa da Marina era verde claro, Na sua pode ficar amarelo esverdeado.
Cor se escolhe no local onde vai ser usada.
Profissionais bons pintam no local varios tons como teste e observam em varias horas do dia. Isso também influi na cor.
Este é o jeito correto e sem erros de escolher cor.



Pensando bem, no final das contas decorar nada mais é que um ato de amor.
De amar tudo que escolhemos.
Mais importante do que combinar, estar na revista ou na novela, se grande ou pequeno, caro ou barato tudo que escolhemos tem que falar com a gente. Tem que nos deixar feliz.

Mais truques no post seguinte. Como Decorar - segunda parte

9 comentários:

anna merenwen disse...

Oi Edson!
Adorei as dicas, vivo com um caderninho na bolsa cheio de medidas de coisas e espaços do meu apertamento e quando me interesso por algo, já saco a trena da bolsa e saio medindo tudo feito uma maluca nas lojas... Decorar é uma arte sem fim, mesmo depois de um ano ainda faltam coisas no meu apartamento, mas vou com calma e paciência e nunca compro no impulso. Obrigada pelas dicas, super importantes e preciosas!
Beijos,
Anna.

Cintia disse...

Edson,
Vc está me ajudando MUITO! Li seu blog inteirinho esses dias e vários tópicos da sua comunidade. Pra mim, decoração sempre foi um suplício, sempre fiquei com tantas dúvidas que acabei deixando a casa sem nada, vazia de objetos, de personalidade, de história. São 6 anos morando aqui e muito de provisório ainda. Agora às vésperas da reforma, estou me animando para mudar muitas coisas. Mas com certeza ainda preciso da sua ajuda! Continue escrevendo, vc me inspira!!! rs
Obrigada,
Cintia

Clara disse...

Oi Edson! Ótima dicas!! Pra fazer o portfólio estou usando o Pinterest, conhece?? É on line e free. Com apenas 1 clique vc coloca qqr imagem da internet no seu "portfolio" e ainda pode separar por categorias (no meu caso separei por cômodos). Acho perfeito pra isso!! Bjão!!

Raquel de Oliveira disse...

Adorei o post, tu conseguiu colocar em palavras o que penso. Me angustia entrar em uma casa com cara de loja, onde tu não sabe se aquele armário é da cozinha, banheiro ou quarto. É tudo igual.Entendo que as moradias tem ficado menores e as vezes só um armário sob medida pra resolver. Mas sinceramente é tudo muito frio.
Digo para os meus amigos que no fundo tem uma vovó dentro de mim. Adoro móvel de madeira, um paninho, um guardanapinho feito a mão. E minha casa pode não ser chique, mas é aconchegante e limpinha...hehehe.
Adoro minha casinha.Mas devo isso muito a ti e meus novos amigos virtuais, que sempre me inspiram. Antes, minha casa era abandonada, sem vida. Hoje arrumo, faço um mimo, aprendi a cuidar dela e valorizar minhas coisas que não são de revista, mas são especiais pra mim. A internet realmente pode aproximar, ensinar e auxiliar a gente, temos que estar abertos a essas mudanças. Com as comunidades de decoração e blogs aprendi muito. Obrigada por estar sempre nos inspirando.
Um beijo no coração!

Edson Lopes disse...

Pois é Anna, fazendo assim tudo só pode dar certo.
Muito bem.

Edson Lopes disse...

Cintia

Exatamente isso que não se deve fazer.
Nada precisa ser provisório.
Com calma a gente consegue o final de uma vez. Mas sem se desesperar.
Casa precisa ser curtida, amada, cuidada.
Já reparou como casa abandonada parece que morre? Parece que vai definhando?
Então, m~]aos à obra e cude da sua casa.
Ela e vc merecem.

Edson Lopes disse...

Clara

Não conheço o pinterest, vou dar uma olhada. Parece legal.

Edson Lopes disse...

Raquel
somos dois com alma de vó. Minha casa também seria casa de vó se eu pudesse.
Quase é, mas falta muito.

Mi Hernandez disse...

Edson,como sempre dicas certeiras...Acho uma barato quando vc comenta de casa de revista e de novela, é o que mais nos deparamos,né?Quando me perguntam se vejo novela,penso "aí vem,aiaiai. E aqui ainda é novela mexicana,umas coisas "chiques de doer"...rsrs...Besitos e linda semana